Páginas

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Explosão em aeroporto deixa 35 mortos e 130 feridos em Moscou

Explosão em aeroporto deixa 35 mortos e 130 feridos em Moscou
As autoridades que investigam a tragédia classificaram de "atentado terrorista"

iG São Paulo | 24/01/2011 12:24 - Atualizada às 15:18

Ao menos 35 pessoas morreram e 130 ficaram feridas em consequência de uma explosão ocorrida nesta segunda-feira no aeroporto internacional de Domodedovo, em Moscou, informou o Ministério da Saúde da Rússia. Dos 130 feridos, 20 estão em estado grave e correm risco de morte. Nenhuma criança foi atingida.

As autoridades que investigam o caso classificaram de "atentado terrorista". "O Comitê de Instrução qualificou a explosão em Domodedovo como atentado terrorista", informou o porta-voz da instituição, Vladimir Markin. Três homens são procurados pelas autoridades russas suspeitos de envolvimento com o ato, segundo a agência de notícias russa Interfax. Eles seriam da região separatista do Cáucaso.

Ao menos 130 pessoas ficaram feridas em atentado na Rússia

A tragédia ocorreu por volta das 16h40 locais (11h40 de Brasília) no terminal de desembarque internacional. Segundo a agência russa RIA Novosti, muita fumaça podia ser vista na área de Domodedovo após a explosão, que teve uma potência equivalente a 7 quilos de TNT. Um forte cheiro de queimado também era sentido por testemunhas.

Leia também:

* Homem-bomba seria do Cáucaso do Norte
* Medvedev ordena segurança especial em ferroviárias e aeroportos
* Testemunha registra imagens após explosão em Moscou

O aeroporto de Domodedovo, um dos quatro da capital russa, suspendeu imediatamente a chegada de vários voos internacionais. Os aviões estão sendo desviados para o aeroporto de Sheremetyevo. Antes da explosão, no entanto, algumas aeronaves vindas de Dusseldorf, na Alemanha, Odesa, na Ucrânia e Londres, na Inglaterra, chegaram a posar no aeroporto russo.

O presidente Dimitry Medvedev convocou uma reuniao de urgência com o procurador-geral, o chefe do comitê investigativo e o ministro dos Transportes no Kremlin. O governo russo anunciou uma série de medidas para reforçar a segurança no país. O primeiro-ministro, Vladimir Putin, foi informado sobre a explosão, segundo seu porta-voz.

Domodedovo é o aeroporto mais movimentado que serve Moscou, sendo utilizado por muitos executivos e turistas. Ele está localizado a 42 km do centro da capital russa. No terminal, que teve de ser fechado em dezembro do ano passado após um corte de energia elétrica, operam 76 companhias russas e estrangeiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário