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quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

CLIPPING

O Globo
Aeronautas e aeroviários farão protesto no Aeroporto do Galeão
Manifestantes reivindicam 10% de reajuste salarial nesta quinta-feira
Publicado: 30/11/11 - 18h31
Atualizado: 30/11/11 - 18h31

RIO - Aeronautas e aeroviários do Rio de Janeiro realizam nesta quinta-feira no Aeroporto Internacional do Galeão um ato em defesa da campanha salarial unificada. A concentração dos manifestantes será em frente ao posto de gasolina Ipiranga (bandeira BR), no Retão. Participam do ato o Sindicato Nacional dos Aeroviários, os sindicatos de aeroviários de Guarulhos (SP), Porto Alegre (RS) e Recife (PE), o Sindicato Nacional dos Aeronautas e a Fentac/CUT (Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil).

O dia 1º é também a data-base dos trabalhadores, que ainda estão em negociação com o sindicato das empresas aéreas. Em assembleias de trabalhadores realizadas nos últimos dias, foi aprovado o estado de greve das categorias até o encerramento das negociações com as companhias aéreas. O estado de greve significa a aprovação prévia da categoria para paralisações e a deflagração de greve promovida pelos sindicatos das categorias. Os trabalhadores reivindicam um aumento salarial de 10% - um recuo diante da primeira proposta dos sindicatos, de 13%. Também como demonstração de boa vontade nas negociações, os aeroviários propõem um novo índice de aumento dos pisos e os aeronautas um novo índice de aumento das diárias, na ordem de 14%.

Entre as principais propostas estão a criação do piso de operador de equipamentos, de agente de check-in e aeroporto e de despachante de voo, além da criação de clásula obrigando as empresas aéreas a exigirem de suas terceirizadas o cumprimento integral da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT). Os aeronautas apontam como prioridade a mudança na cláusula sobre as diárias internacionais - que propõe pagamento em dólar ou euro conforme a região dos voos - e a mudança na cláusula sobre a cesta básica, garantindo o mesmo valor para todos os trabalhadores.
sobe
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O Estado de S.Paulo
'Puxadão' será usado só por passageiros de voos domésticos
Fontes do setor dizem que Terminal Remoto abrigará operações da Gol, mas empresa não confirma nem desmente; ônibus farão transporte até saguão principal e carros terão estacionamento próprio
01 de dezembro de 2011 | 3h 03
O Estado de S.Paulo

O Terminal Remoto do Aeroporto de Cumbica que será inaugurado daqui a 20 dias servirá exclusivamente para voos domésticos - que somam mais de 60% do movimento total do Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos. Segundo fontes do setor, a Gol deve ser a companhia área escolhida pela Infraero para transferir suas operações para lá. A segunda opção é a Webjet.

Para a Infraero, é vantajoso migrar toda a operação doméstica de uma companhia de grande porte como a Gol para um terminal só. Colocar uma empresa menor para operar no Terminal Remoto não daria o resultado que a estatal mais deseja: desafogar as filas e o tumulto de passageiros em Cumbica. Em nota, porém, a empresa diz que não dará nenhuma "informação oficial nesse sentido".

Um representante do Sindicato Nacional das Empresas Aéreas (Snea) diz que a mudança da Gol para o Terminal Remoto "vai criar confusão", pois a companhia também opera conexões internacionais - tem voos para Buenos Aires, Santiago, Punta Cana e Caracas, só para citar alguns destinos.

Estacionamento. A Infraero promete que a infraestrutura do Terminal Remoto será idêntica à dos outros. Ou seja, contará com lanchonete, banheiros e Wi-Fi gratuito 15 minutos antes do embarque. Por ser doméstico, porém, não terá área de free shop.

Para quem já está dentro do "saguão principal" do aeroporto, a transferência para o remoto será feita por ônibus. Para quem chega de carro, a entrada será totalmente independente dos outros terminais. Novos acessos a partir da Rodovia Hélio Smidt estão sendo construídos e as placas de sinalização vão ser atualizadas.

Um bolsão com 600 vagas - parte do novo estacionamento de 1,4 mil vagas que está em fase de licitação - também está prometido para começar a funcionar no dia 20. O atual estacionamento de Cumbica tem 2,9 mil vagas e está esgotado.

Menos aperto. Daqui a um ano, quando a segunda parte do Terminal Remoto estiver pronta, o objetivo é que Cumbica possa receber 28,5 milhões de pessoas com conforto. No ano passado, recebeu 26,8 milhões com aperto. Neste ano, só até outubro, 24 milhões de pessoas já passaram pelos Terminais 1 e 2 e há estimativas da própria Infraero de que esse número chegue aos 31 milhões no fim de dezembro. Na Copa de 2014, com o Terminal 3 já em operação, Cumbica terá capacidade para 35 milhões de passageiros por ano.
sobe
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O Estado de S.Paulo
Azul recebe dois novos jatos da Embraer e amplia frota para 43
Novas aeronaves têm capacidade para transportar até 118 passageiros
30 de novembro de 2011 | 17h 55
Agência Estado

SÃO PAULO - A Azul Linhas Aéreas Brasileiras anunciou nesta quarta-feira, 30, que recebeu mais dois novos Embraer 195. Com a incorporação desses aviões, a Azul aumenta para 43 aeronaves sua frota que é composta por 34 jatos Embraer modelos 190 e 195, oito ATR 72-200 e um ATR 72-600.

Os novos Embraer 195, com capacidade para transportar até 118 passageiros, têm os prefixos PR-AYY - batizado de "Sorriso Azul" e PR-AYW - batizado de "Vento Azul".

O "Sorriso Azul" é um jato personalizado da companhia, pintado com o tema Azul Viagens - a operada de viagens da Azul. O padrinho é o agente de viagem do Rio de Janeiro, Mário Antonio Ferreira, que ganhou o concurso cultural "Batize uma aeronave da Azul" realizado na ABAV 2011 - Associação Brasileira de Agências de Viagens. Já o "Vento Azul", tem como padrinho o Tripulante - como são chamados os funcionários da companhia - Fabio Abud.

Ambos já estão em operação na malha aérea regular da companhia.
sobe
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Folha de São Paulo
São Paulo, quinta-feira, 01 de dezembro de 2011
Empresa terá de informar distância entre poltronas ao vender bilhete

DE BRASÍLIA - As companhias aéreas terão de fornecer aos consumidores informações sobre a distância entre as poltronas de seus aviões na hora em que vendem os bilhetes. A ideia é promover mais competição no setor e dar ao passageiro mais dados no hora da compra.

Segundo o ministro-chefe da Secretaria da Aviação Civil, Wagner Bittencourt, hoje essa informação já existe e deveria ficar visível nas portas dos aviões e nos bilhetes. Trata-se de um selo que classifica o espaço entre as poltronas: A (mais de 73 cm), B (de 71 cm a 73 cm), C (de 69 cm a 71 cm), D (de 67 cm a 69 cm) e E (menos de 67 cm).

Em entrevista ontem à Folha e ao UOL, Bittencourt disse que agora a divulgação será mais ostensiva.

"Será informado aos usuários o nível de atraso, o nível de cancelamentos que elas [as companhias] têm para que os usuários possam escolher qual é sua opção", disse o ministro.

O dado sobre o espaço de uma poltrona até o encosto da poltrona da frente terá de ser informado de maneira ostensiva no momento da venda do bilhete (em balcões ou na internet) e no check-in. Segundo Bittencourt, a regra estará em vigor em alguns "meses".

Para evitar o costumeiro caos aéreo de final de ano nos aeroportos, o ministro disse o governo ordenou o cancelamento das férias dos funcionários que trabalham em aeroportos neste período de férias.

(FERNANDO RODRIGUES)

Veja vídeo da entrevista
sobe
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Valor Econômico
1/12/2011
Corte aprova concordata da American Airlines
Por Luciana Seabra | De São Paulo

O juiz Sean Lane, da corte de Nova York, aprovou o pedido de concordata anunciado na terça-feira pela AMR Corporation, holding da American Airlines e da regional American Eagle. A resposta abre caminho para que as duas companhias aéreas continuem a operar normalmente ao longo de um processo interno de reorganização.

De acordo com a empresa, as operações usuais funcionam normalmente. Em comunicado, o presidente da empresa, Tom Horton, disse que a aprovação imediata do pedido de concordata é uma prova da credibilidade da companhia. A American reportou no pedido de concordata US$ 24,7 bilhões de ativos e US$ 29,5 bilhões de dívidas, mas afirma ter US$ 4,1 bilhões em caixa.

A AMR criou uma página na internet que permite o acompanhamento de todo o processo de reestruturação e dos documentos judiciais. A holding atende a 260 aeroportos em 50 países, com mais de 3,3 mil voos diários e frota de cerca de 900 aviões.

A fabricante europeia de aviões Airbus e sua rival americana Boeing informaram ontem que a concordata da American não vai afetar os planos da companhia de comprar os seus modelos mais vendidos de aviões com um único corredor.

Em julho, a American anunciou uma encomenda de 260 modelos A320, da Airbus, mais 200 aviões 737, da Boeing. No Brasil, a American vai manter seus planos de oferecer 15 voos adicionais durante a alta temporada, de 15 de dezembro a 2 de abril. Atualmente, ela opera a maior quantidade de frequências semanais entre o Brasil e os Estados Unidos, com 70 voos.

Com agências internacionais
sobe
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O Dia Online
30.11.11 às 22h22
Anac tenta impedir volta do caos aos aeroportos
Cartilha com dicas sobre como passageiro deve agir será distribuída a partir de amanhã
POR MARCOS GALVÃO

Rio - O governo federal lança amanhã, em Guarulhos (SP), cartilha que faz parte do plano especial de operações contra o caos aéreo no fim do ano, época de festas e férias escolares. O material, elaborado pela Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias (Conaero), informará aos passageiros como agir em caso de surpresas desagradáveis em viagens de avião.

A cartilha terá perguntas e respostas, além de informações úteis para que o passageiro embarque e desembarque com tranquilidade. O documento ensinará o que fazer em casos de atraso ou cancelamento de voos.

Os órgãos do setor e as companhias aéreas que acompanharam a elaboração da cartilha deverão distribuir o material aos passageiros. As empresas também terão que oferecer links em seus sites na Internet para que os usuários tenham uma versão eletrônica do material.

Com expectativa de aumento de 10% no número de passageiros, as longas filas e os terminais lotados para o check-in deverão causar novamente transtorno aos brasileiros. De acordo com a Infraero, haverá cerca de 1,5 milhão de pessoas a mais neste mês. No ano passado, em dezembro, foram transportados 14,7 milhões de passageiros por empresas aéreas.

Para diminuir o transtorno, a Infraero prometeu colocar mais funcionários e reforçar a segurança nos 66 aeroportos que administra. As empresas aéreas também se preparam para a demanda maior. Tam e Gol, líderes no mercado doméstico, vão reforçar o quadro de empregados em terra e prometem aeronaves e tripulantes extras nos principais aeroportos.

Portaria da agência define o que passageiro pode levar

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) publicou segunda-feira portaria que define o que pode ser levado como bagagem de mão em viagens domésticas e internacionais.

Saca-rolhas, canetas, lápis, isqueiros com gás ou fluido com menos de oito centímetros de comprimento, guarda-chuvas e raquetes de tênis são permitidos. Já tesouras com lâminas de comprimento maior que seis centímetros, isqueiros do tipo maçarico e armas de fogo de brinquedo são proibidos.

A portaria definiu também que a revista de passageiros na área de raios X deve ser feita por um agente da Infraero, sob a supervisão da Polícia Federal.

Cumbica inicia check-in compartilhado

O Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos (SP), será o primeiro a ter o check-in compartilhado, medida também determinada segunda-feira, por meio de portaria da Anac. De acordo com a agência, o processo de check-in vai ficar 20% mais rápido.

Sistema permitirá que empresa use o guichê de uma companhia vizinha, quando tiver muitos voos saindo no mesmo horário e precisar apressar o embarque. O procedimento já é adotado por companhias internacionais. De acordo com a Anac, as empresas nacionais terão de unificar seus softwares. O objetivo é reduzir as filas e aproveitar guichês ociosos.
sobe
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Jornal de Turismo
British Airways celebra aumento dos voos Rio de Janeiro – Londres
Qua, 30 de Novembro de 2011 16:50

A British Airways reuniu convidados em um evento no Londra, no hotel Fasano, na noite da última terça-feira, para comemorar o aumento em sua oferta de voos entre Rio de Janeiro e Londres. A capacidade da companhia dobrou no último dia 30 de outubro, quando os voos passaram de três para seis por semana.

“A British Airways está há muito tempo com a atenção voltada para o Brasil em função da conjuntura econômica favorável dos últimos anos. Em 2008 retomamos os voos entre Rio de Janeiro e Londres e em apenas três anos dobramos essa capacidade”, celebra José Antonio Coimbra, diretor comercial da British Airways no Brasil. A conexão Londres – Rio de Janeiro é essencial, tendo em vista os próximos eventos que acontecerão na cidade, principalmente os Jogos Olímpicos e a Copa do Mundo. “O intercâmbio de negócios e a troca de experiências certamente serão fomentados.”

Além da ampliação desses voos, a companhia teve, em março deste ano, o desmembramento da rota Londres - São Paulo – Buenos Aires, que gerou duas rotas diretas e exclusivas Londres – São Paulo e Londres – Buenos Aires, gerando um aumento na oferta de assentos de quase 100%, somados os incrementos no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Os voos Rio-Londres agora são diários, com exceção das segundas-feiras, operados por uma aeronave Boeing 777-200, com três classes, capacidade para 275 passageiros e a seguinte configuração: 48 na Club World (classe executiva), 24 na World Traveller Plus (econômica premium) e 203 na World Traveller (econômica).

O voo que sai do Rio de Janeiro para Londres, o BA248, parte às 23h55 e chega às 13h do dia seguinte no Terminal 5 do aeroporto de Londres Heathrow. O voo 249, de Londres para o Rio, sai às 12h e chega ao Rio às 21h50 do mesmo dia.

O Boeing 777 transporta aproximadamente 20 toneladas de carga, e o incremento na capacidade aumentará a oportunidade de negócios entre o Reino Unido e o Brasil, cuja economia está em excelente fase de crescimento.

Para mais informações, acesse www.ba.com, entre em contato pelo 0800 761 0885 ou consulte seu agente de viagens.
sobe
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Jornal de Turismo
Azul pede autorização para operar 7ª frequência de voo entre Campinas e Curitiba
Qua, 30 de Novembro de 2011 11:54

A Azul Linhas Aéreas Brasileiras solicitou autorização à Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) para operar sua sétima frequência de voo entre Campinas e Curitiba. Se aprovado, a companhia oferecerá aos Clientes mais comodidade ao viajar entre as duas cidades.

As operações estão previstas para iniciar em 1º de fevereiro de 2012 e serão realizadas com os modernos jatos Embraer 190/195.

Confira abaixo detalhes dos voos:


sobe
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Jornal de Turismo
TAM reforça atendimento e operações para as festas de fim de ano e férias
Qua, 30 de Novembro de 2011 12:21

A TAM Linhas Aéreas coloca em prática, nos próximos meses de dezembro e janeiro, uma operação especial para o período de festas de fim de ano e férias. O objetivo é atender o aumento no número de clientes e facilitar a orientação dos passageiros. Entre as diversas medidas tomadas por diferentes áreas da empresa está o reforço no atendimento e orientação aos passageiros em todos os aeroportos do país, principalmente nos de maior circulação.

Além de reforço nas equipes de linha de frente, a companhia incentivará os passageiros a utilizar os totens de autoatendimento para realizar seu check-in, evitando grandes filas. Nos aeroportos de São Paulo/Guarulhos, do Rio de Janeiro (Santos Dumont e Galeão), de Brasília e de Porto Alegre, 170 menores aprendizes contratados pela companhia auxiliarão os passageiros no uso dos equipamentos.

O Check-in Web, pela internet, é outra forma eficiente de antecipar o check-in nos voos, já que o cliente pode escolher o assento de sua preferência e imprimir o cartão de embarque com antecedência, reduzindo o tempo de espera no aeroporto. Para utilizar o serviço, o passageiro deve entrar no site da TAM (www.tam.com.br), clicar na aba do serviço e digitar o número do bilhete eletrônico (e-ticket). O serviço está disponível para utilização entre 72 horas e 2 horas antes do horário de decolagem do voo. Se tiver bagagem para despachar, o cliente deve procurar os balcões específicos para essa finalidade nos aeroportos.

Uma das recomendações mais importantes nessa época do ano é chegar cedo aos aeroportos. Para facilitar o check-in, o despacho de bagagens e o embarque, os passageiros de voos domésticos devem se apresentar com 2 horas de antecedência, enquanto os passageiros de voos internacionais, 4 horas antes. A TAM recomenda aos clientes que antecipem a chegada aos aeroportos e que, logo após a realização do check-in, dirijam-se para a sala de embarque.

Outra recomendação importante para assegurar o conforto, a segurança e a comodidade durante o voo é que os passageiros utilizem bagagem de mão dentro dos limites estabelecidos pelas regras do setor. As normas da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) estipulam que a somatória das dimensões (altura + largura + comprimento) das malas levadas a bordo não deve ultrapassar 115 centímetros, com peso máximo de 5 quilos.

Operações

Equipes extras de tripulantes técnicos e de cabine foram mobilizadas para o atendimento especial no período. Além da escala regular, um número maior de profissionais estará disponível para qualquer eventualidade nas operações, como interrupção de voos por mau tempo. Além disso, a TAM também reforçará seu pessoal que atua em solo (no manuseio de bagagens e segurança, por exemplo) nos principais aeroportos do País.

Em casos de contingência operacional, e para suprir as necessidades de voo no período, aeronaves reserva estarão posicionadas em tempo integral em aeroportos estratégicos para eventuais necessidades. Para aumentar ainda mais a disponibilidade de aviões no período, a empresa antecipou manutenções preventivas. Também reservou motores extras e aumentou o estoque de peças de reposição para o período. Para que componentes e equipes técnicas possam ser movimentados rapidamente por todo o país, uma logística especial foi montada.

Informações para os passageiros

A TAM distribuirá cartilhas e folhetos informativos nos balcões de check-in dos aeroportos. Porém, mesmo antes de sair de casa, o cliente pode buscar informações úteis para sua viagem por meio dos diversos canais de relacionamento da empresa.

A companhia sempre divulga informações atualizadas sobre a situação dos aeroportos e dos voos no site www.taminforma.com.br. Além disso, o cliente pode acessar o site da TAM (www.tam.com.br) para obter informações e dicas sobre bagagem e documentos necessários para o embarque, por exemplo.

Além dos canais tradicionais, como o Call Center e o SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente), a TAM está presente em diversas comunidades da Internet. O principal canal de interação da companhia nas redes sociais é o perfil @TAMAirlines do Twitter, que, atualmente, conta com mais de 260 mil seguidores. Por meio dele, os clientes podem tirar dúvidas e fazer comentários, reclamações e sugestões, além de acompanhar novidades, ofertas e conteúdos sobre viagens.

Quem precisa de informações rápidas e simplificadas sobre compra de bilhetes aéreos e procedimentos de aeroporto também pode acessar o site http://www.tam.com.br/comoviajar, que reúne todas essas informações em vídeos didáticos. A iniciativa faz parte do projeto de varejo da TAM, lançado em 2010 para incentivar o uso do transporte aéreo e para tornar as viagens de avião cada vez mais acessíveis ao conjunto da população brasileira.
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Mercado&Eventos
Pluna completa 75 anos com promoção
30/11 - 16:31

A Pluna, companhia aérea uruguaia, acaba de completar 75 anos e para festejar oferecerá 30 mil assentos a U$75 dólares (taxas não inclusas) ida e volta do *Brasil para Montevidéu. A promoção possui vendas exclusivas até o dia 4 de dezembro e as viagens devem ser completadas até 30 de junho do ano que vem.
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Panrotas
Publicada em 30/11/2011 12:32:00
Azul quer voo entre Goiânia e Palmas

A Azul pediu autorização à Anac para operar voos diários entre Goiânia e Palmas. Se aprovado, a nova rota está prevista para iniciar em 1º de fevereiro de 2012, com os jatos Embraer 190/195.

Savia Reis
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Panrotas
Publicada em 30/11/2011 11:36:00
British e Iberia promovem workshop sobre fusão no RJ

Com o objetivo de apresentar a fusão entre a British Airways e a Iberia, as empresas aéreas promoverão seis workshops em diferentes destinos até o final do ano. Ontem o evento aconteceu em São Paulo e, na manhã de hoje, no Rio de Janeiro. Agentes de viagens cariocas foram apresentados aos produtos e serviços oferecidos pelas companhias.

Segundo a gerente de Vendas Brasil e Bolívia da Iberia, Carmen Lage, é importante disseminar as informações da fusão para os profissionais de turismo entenderem quais são as vantagens. “Voos em sistema code-share, programas de milhagens e diversidade de salas vips em aeroportos são algumas delas”, disse.

A British e a Iberia continuarão o processo de unificação em 2012. “Temos metas em conjunto para o trade e sistema implementado com combinação tarifária. Nosso objetivo é manter acordos unificados condicionando tarifas e níveis de descontos. As equipes de vendas estão promovendo as duas aéreas”, completou o gerente comercial Brasil da British Airways, José Antonio Coimbra.

O workshop ainda será promovido nas seguintes cidades: Curitiba e Porto Alegre (amanha, dia 1º), Belo Horizonte (dia 6) e Brasília (dia 9).

Rhaiane Sodré

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