Páginas

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Clipping 24.12.2011

Jornal do Brasil
24/12 às 19h42
GO: aeronave sem autorização para voo cai e fere 2 em Trindade
Portal Terra

Uma aeronave sem registro ou autorização para voos caiu na manhã deste sábado em Trindade, na região metropolitana de Goiânia, de acordo com o Corpo de Bombeiros. O acidente ocorreu por volta das 10h em uma plantação de soja às margens da rodovia GO-070, próximo ao Clube das Águias, uma escola de aviação.

Os dois ocupantes da aeronave em situação irregular ficaram feridos na queda, mas, segundo os bombeiros, não correm risco de vida. Eles foram levados para o Hospital de Urgências de Goiânia.
sobe
________________________________________
Jornal do Brasil
23/12 às 23h03
Controladores aéreos peruanos encerram greve
Agência AFP

Os controladores aéreos peruanos, que observavam uma greve de três dias, suspenderam o movimento, após chegarem a um acordo salarial com autoridades, informou um dirigente.

"Um dos itens acertados foi a formação de uma comissão entre autoridades da Corporação Peruana de Aeroportos e Aviação Comercial e os trabalhadores, para observar o aumento salarial dos controladores", disse o secretário-geral do Sindicato dos Controladores Aéreos, Alberto Pimentel. Segundo ele, também "foram suspensas as cartas de demissão que afetavam alguns funcionários, e as denúncias no Ministério Público".

"Os funcionários retornaram ao trabalho às 19h, normalizando as operações nos aeroportos do país", informou Pimentel. Segundo ele, as negociações serão retomadas na segunda-feira.

A greve afetou os voos nacionais e internacionais, e fez com que o governo declarasse em emergência por 60 dias os serviços de controle do tráfego aéreo, a fim de zelar pela segurança das operações. A medida ainda não havia sido levantada pelo governo.

O movimento contou com a adesão de 168 funcionários, cadastrados no Sindicato Único dos Controladores do Tráfego Aéreo do Peru, que trabalham em 18 aeroportos do país.
sobe
________________________________________
O Liberal - PA
24/12/2011 - 14h48
Aeroporto de Brasília é recordista de reclamações nos juizados do CNJ

A Agência Nacional de Aviação Civil adota normas sobre como o passageiro deve proceder diante de problemas com bagagens, uma das queixas mais comuns em todoso os aeroportos. Veja o que fazer nesses casos:

Extravio: procure a empresa aérea preferencialmente ainda na sala de desembarque ou em até 15 dias após a data do desembarque e relate o fato em documento fornecido pela empresa ou em qualquer outro comunicado por escrito. Para fazer sua reclamação, é necessário apresentar o comprovante de despacho da bagagem. Caso seja localizada pela empresa aérea, a bagagem deverá ser devolvida para o endereço informado pelo passageiro. A bagagem poderá permanecer na condição de extraviada por, no máximo, 30 dias (voos nacionais) e 21 dias (voos internacionais). Caso não seja localizada e entregue nesse prazo, a empresa deverá indenizar o passageiro.

Bagagem danificada: procure a empresa aérea para relatar o fato logo que constatar o problema, preferencialmente ainda na sala de desembarque. Esse comunicado por escrito poderá ser registrado na empresa em até sete dias após a data de desembarque.

Furto de bagagem: procure a empresa aérea e comunique o fato, por escrito. A empresa é responsável pela bagagem desde o momento em que ela é despachada até o seu recebimento pelo passageiro. Além disso, registre uma ocorrência na Polícia, autoridade competente para averiguar o fato.

Fonte: G1
sobe
________________________________________
Gazeta Digital - MT
24/12/2001
Aeroporto tem nota 6 em pesquisa da Anac
SISSY CAMBUIM
DA REDAÇÃO

Otmar de Oliveira

Vinte e seis usuários avaliaram aeroporto Marechal Rondon

Na opinião dos passageiros, o aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, tem nota média de 6,05, a 10ª entre os 22 terminais analisados em todo o país. Avaliação é realizada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), por meio do site, em que os usuários devem se cadastrar para responder ao questionário. A nota é uma média dos pontos atribuídos pelos passageiros em cada um deles.

Vinte e seis passageiros se cadastraram para avaliar o aeroporto Marechal Rondon e por isso, o terminal não faz parte do ranking geral da Anac, que tem como requisito para a entrada na lista a avaliação de no mínimo 100 pessoas em pelo menos 4 quesitos. A pior nota foi para o item conforto e facilidades na área de desembarque, que teve uma média 3,79 na opinião de 24 passageiros, ficando atrás apenas do aeroporto de Guarulhos, com 3,68 e de Goiânia, 1,74.

Para a assessora parlamentar Fernanda Borges, 27, o terminal de desembarque realmente é a pior área do aeroporto. Ela viaja duas vezes por mês e afirma que já notou uma certa melhora após a inauguração do Módulo Operacional Provisório (MOP), mas que o serviço ainda é insatisfatório. O MOP foi inaugurado no dia 30 de novembro e ampliou a capacidade do aeroporto de 1,4 milhões de passageiros por ano para cerca de 2,2 milhões/ano. No entanto, de janeiro a novembro de 2011, 2,320 milhões de pessoas já haviam passado pelo local.

Segundo Fernanda, deveria haver mais organização no desembarque, que além de precisar percorrer uma certa distância a pé, da aeronave até o terminal, os passageiros esperam muito tempo para pegar a bagagem. O empresário Maykon Milas, 28, que viaja uma vez por semana, avalia que o atendimento, de forma geral, é precário e alerta que, para suportar a demanda prevista para a Copa de 2014, o aeroporto terá que melhorar muito e as companhias precisam aumentar o número de funcionários desde já.

A melhor nota, 10, foi nos quesitos controle de passaporte e alfândega, contudo, demonstra a opinião de apenas 1 passageiro. Greve - Apesar das reclamações em relação ao atendimento, a greve dos aeroviários em alguns aeroportos do país ainda não provocou reflexos negativos no Marechal Rondon nesta sexta-feira (23). Até o final da tarde de ontem foram registrados atrasos em apenas 3 voos.
sobe
________________________________________
Panrotas
Publicada em 23/12/2011 13:11:00
Boeing converte 50 jatos B747 em cargueiros

A Boeing e a Evergreen International Airlines, subsidiária da norte-americana Evergreen International Aviation, anunciaram hoje que a aérea adicionará o modelo 747-400 convertido em cargueiro em sua frota. A conversão, que será entregue no ano que vem, será a 50ª configuração de um jato 747 a ser modificado pela Boeing.

As modificações no avião incluem a adição de uma porta lateral de carga, um novo assoalho no deck principal, instalação de revestimento, provisões para um novo sistema de fixação de carga e revisão completa dos sistemas da aeronave. O Programa de Conversão em Cargueiros do 747-400BCF foi lançado em 2004 e a primeira entrega aconteceu no ano de 2005.

“Esse novo 747-400BCF irá dar uma nova dimensão às nossas operações”, afirma o presidente da Evergreen International Airlines, Blair Berselli. "O avião fornecerá eficiencia e confiabilidade que permitirão à Evergreen International Airlines crescer oseu negócio com lucratividade”, compleyou o vice-presidente de Conversões em Cargueiros para a Boeing Commercial Aviation Services.

Danilo Teixeira Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário