Páginas

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Clipping

O Estado de S.Paulo
Aeroportos a serem privatizados terão operador estrangeiro
16 de dezembro de 2011 | 3h 07
MARTA SALOMON/BRASÍLIA - O Estado de S.Paulo

Por exigência dos editais de concessão à iniciativa privada, os aeroportos de Guarulhos, Campinas e Brasília serão operados por sócios estrangeiros. Os grupos privados que quiserem disputar os negócios terão de contar com operador com pelo menos cinco anos de experiência em aeroportos com trânsito de mais de cinco milhões de passageiros por ano.

O diretor da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Marcelo Guaranys, calcula que haja "pelo menos" dez empresas com esse perfil interessadas na privatização dos aeroportos brasileiros. Esses operadores poderão participar da disputa dos três aeroportos, mas só poderão ganhar em um deles, com pelo menos 10% de participação.

"Tem de ser estrangeiro", confirmou Guaranys. No Brasil, apenas a Infraero opera aeroportos com a capacidade mínima exigida pelo edital.

A estatal ficará com 49% das ações das empresas privadas que administrarão os aeroportos por prazo entre 20 e 30 anos.

Os editais de concessão foram lançados ontem à consulta pública, em edição extra do Diário Oficial. O leilão, inicialmente previsto para este mês, foi marcado para 6 de fevereiro.

O governo arrecadará pelo menos R$ 5,5 bilhões pelas concessões, com base no preço mínimo das outorgas, fixados nos editais. Guarulhos terá o maior lance mínimo, de R$ 3,4 bilhões. Viracopos e Brasília serão disputados, respectivamente, a partir de R$ 1,5 bilhão e R$ 582 milhões. O governo avalia que a competição será grande e que o preço final ficará acima desses valores.

O dinheiro será destinado ao Fundo Nacional de Aviação Civil para investimentos no sistema e na rede de aeroportos regionais. O fundo também receberá um porcentual variável do faturamento das futuras concessionárias. O pagamento será anual e poderá aumentar, caso o faturamento supere as expectativas.

Em Brasília, o porcentual variará de 2% a 4,5%. Em Viracopos, de 5% a 7,5%. Em Guarulhos, com expectativa de faturamento maior, de 10% a 15% da receita bruta irá para o Fundo Nacional de Aviação Civil.

O preço mínimo das outorgas foi fixado pelo governo R$ 834 milhões abaixo daquele estimado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) na semana passada, após rever o preço das obras que os futuros concessionários terão de fazer. Para o conjunto dos três aeroportos, o tribunal havia estimado R$ 6,3 bilhões. A Anac fixou a soma do valor das outorgas em R$ 5,5 bilhões.

Os editais limitam em 2% das ações a participação de empresas aéreas nas concessionárias. O limite é maior do que o inicialmente previsto, mas se resumiria ao que o governo chama de "reserva técnica". Segundo Guaranys, a ideia era excluir as aéreas. O governo decidiu isso porque quer evitar que uma companhia aérea acabe privilegiando suas aeronaves nos aeroportos.
sobe
________________________________________
O Estado de S.Paulo
TAM e Turkish Airlines assinam acordo de codeshare
Com o acordo, cada uma das companhias poderá vender assentos em determinados voos operados pela parceira .
15 de dezembro de 2011 | 16h 20
Agência Estado

SÃO PAULO - A TAM e a Turkish, ambas membros da Star Alliance, firmaram acordo de codeshare (compartilhamento de voos) que aumenta as opções de destinos para seus clientes que voam de ou para a América do Sul e a Europa, informou a companhia brasileira em nota divulgada nesta quinta-feira, 15. Com o acordo bilateral, cada uma das empresas poderá comercializar assentos em determinados voos operados pela parceira.

Inicialmente, o cliente da TAM poderá adquirir diretamente na companhia brasileira bilhetes aéreos para Istambul, maior cidade da Turquia. Em contrapartida, o passageiro da Turkish terá à sua disposição bilhetes para voos operados pela TAM com destino a São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Porto Alegre e Foz do Iguaçu (no Brasil), além de Buenos Aires (na Argentina).

Os destinos estarão disponíveis para reserva e compra nos canais de vendas das empresas em 2012, logo após a aprovação do acordo pelas autoridades aeronáuticas de ambos os países. Atualmente, a TAM oferece 43 destinos no Brasil e 19 na América Latina, nos Estados Unidos e na Europa - além de outros 92 destinos internacionais por meio de acordos de codeshare.

Ainda conforme o comunicado, quando entrar em vigor, a parceria permitirá ao cliente da TAM viajar diretamente entre São Paulo e Istambul em voo operado pela Turkish. Além disso, será possível viajar via Londres de e para Istambul, a partir de São Paulo ou do Rio de Janeiro. Outra opção será a rota entre a capital paulista e Istambul via Madri.
sobe
________________________________________
Folha de São Paulo
São Paulo, sexta-feira, 16 de dezembro de 2011
Leilão de aeroportos será em fevereiro
Preço mínimo de outorga para Cumbica, Viracopos e Brasília sobe de R$ 2,9 bi para R$ 5,5 bi; Infraero deterá 49% deles
Modelo requer sócio internacional ao exigir experiência em terminal de 5 milhões de passageiros
JOSÉ ERNESTO CREDENDIO
DE BRASÍLIA

Juca Varella/Folhapress

Aeroviários durante manifestação no aeroporto de Congonhas, em SP; categoria
planeja paralisação no próximo dia 22

O governo marcou para 6 de fevereiro o leilão de concessão dos aeroportos de Cumbica, em Guarulhos, Brasília e Viracopos, em Campinas, e estabeleceu um modelo que obriga a participação de operadores estrangeiros nos consórcios.

O preço mínimo de outorga foi elevado de forma substancial, passando de R$ 2,9 bilhões para R$ 5,5 bilhões para os três lotes, após recomendação do TCU (Tribunal de Contas da União).

O edital, finalizado às pressas ontem à tarde pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), seria publicado em edição extra do "Diário Oficial da União".

A necessidade de constituir grupos com participação internacional ocorre porque a agência exige que os consórcios tenham participação mínima de 5% de um operador que comprove experiência de gestão de aeroportos com movimento de pelo menos 5 milhões de passageiros ao ano por um período mínimo de cinco anos.

No Brasil, somente a Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária) tem aeroportos com essa capacidade operacional. O edital já exige, porém, que a estatal detenha 49% de participação dos três consórcios.

O secretário-executivo de Aviação Civil, Cleverson Aroeira, defendeu a necessidade de o país incorporar tecnologias internacionais no setor.

"Vamos difundir melhores práticas de gestão até na própria Infraero."

Além de controlar 49% da SPE (Sociedade de Propósito Específico) que gerenciará os aeroportos, a Infraero ainda terá o poder de avaliar os preços de obras previstas.

Isso porque, como grandes empreiteiras nacionais vão compor os grupos, existe o temor de que elas próprias sejam contratadas para as obras dos aeroportos e inflem o valor dos investimentos.

Após pressões dos principais operadores do mundo, a Anac também decidiu permitir que companhias aéreas detenham até 2% do consórcio, o dobro do previsto nos estudos anteriores.

O presidente da Anac, Marcelo Guaranys, disse que essa mudança vai provocar maior concorrência no pregão. "Garantir 1% é difícil, porque a constituição desses grupos é muito complexa."

A agência fixou em R$ 3,4 bilhões (Cumbica), R$ 1,471 bilhão (Viracopos) e R$ 582 milhões (Brasília) os valores mínimos da outorga a ser paga. Ganha o grupo que oferecer o maior valor, mas nenhum poderá assumir mais de um aeroporto.

O maior volume de investimento é previsto para Viracopos, de R$ 8,7 bilhões, o que faz parte do plano de transformar o aeroporto de Campinas no principal do país na década de 2020.
sobe
________________________________________
Folha de São Paulo
São Paulo, sexta-feira, 16 de dezembro de 2011
Reunião tenta evitar greve no setor aéreo
DE SÃO PAULO

O Ministério Público do Trabalho agendou reunião de conciliação com trabalhadores e empresas aéreas para a próxima segunda, em Brasília. O encontro foi pedido pelos sindicatos de aeronautas (pilotos e comissários) e aeroviários (trabalhadores em terra) ligados à Força Sindical.

"Vamos tentar avançar no processo de negociação sem a necessidade de greve", diz Ricardo Pereira, coordenador de liberdade sindical do MPT.

"A greve está anunciada, mas ainda não foi formalizada."

Hoje os sindicatos ligados à CUT devem realizar assembleia para homologar a greve. Os sindicatos ameaçam cruzar os braços por 24 horas no dia 22.

Reunião entre sindicatos ligados à CUT e empresas aéreas foi realizada ontem, mas terminou sem definição. Os trabalhadores pedem reajuste de até 14%, e as empresas oferecem 3%.

(MARIANA BARBOSA)
sobe
________________________________________
Folha de São Paulo
São Paulo, sexta-feira, 16 de dezembro de 2011
Caso Legacy: Jornalista do 'NYT' é condenado por ofensa

O norte-americano Joe Sharkey, jornalista do "New York Times", foi condenado ontem a pagar R$ 50 mil por ter ofendido brasileiros em seu blog. A decisão é do TJ-PR.

Sharkey era um dos passageiros do Legacy que se chocou contra um voo da Gol, em 2006, matando 154 pessoas. A ação é de uma viúva do acidente.

Sharkey chamou o espaço aéreo brasileiro de "zona" e culpou o sistema de controle de tráfego aéreo pelo acidente. Ele ainda pode recorrer ao STJ. Em seu blog, chamou o processo de "coleção de mentiras".
sobe
________________________________________
Folha de São Paulo
São Paulo, sexta-feira, 16 de dezembro de 2011
Cade dá 5 dias para Raízen vender bens usados para abastecer aviões
Conselho determina venda para evitar concentração no mercado de combustíveis para aviação
Empresa resultante da fusão entre a Shell e a Cosan, dona da Esso, está em reta final de negociação com a BP
LORENNA RODRIGUES
DE BRASÍLIA

A Raízen -a empresa resultante da fusão entre a Shell e a Cosan, dona da Esso- terá cinco dias para vender ativos utilizados no abastecimento de aeronaves em alguns dos principais aeroportos brasileiros.

Os bens, que serão vendidos por ordem do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), estão sendo negociados com a BP. Em nota, a Raízen afirmou que já fechou a negociação e está em fase final do contrato de compra e venda.

O novo prazo foi dado ontem pelo conselho a pedido da Raízen, que promete não prorrogá-lo.

O Cade ordenou a venda dos bens em fevereiro, ao analisar a compra da Jacta

-braço da Cosan responsável pela comercialização de combustível de aviação- pela Shell, em 2009. A operação ocorreu antes da criação da Raízen, no ano passado.

O órgão entendeu que a aquisição da Jacta pela Shell concentrou grande parte do mercado nas mãos da Raízen, que passou a competir apenas com a BR Distribuidora em aeroportos como Guarulhos, Viracopos (SP) e Tom Jobim, no Rio.

DESMONTE

Por isso, determinou o desmonte da operação: a Raízen terá de se desfazer de toda estrutura de abastecimento em sete terminais e poderá manter somente operações da Jacta fora dos aeroportos, como o transporte de combustível.

Em fevereiro, o Cade deu 90 dias para que a ordem fosse cumprida. A Raízen, porém, recorreu ao conselho por duas vezes e, apesar de ter os pedidos negados, arrastou o prazo até dezembro.

Ontem, o conselho acatou novo pedido de adiamento do prazo feito pela empresa, mas deu apenas mais cinco dias para que ele seja cumprido.

Advogados da Raízen disseram que não haverá problemas para cumprir o prazo estipulado pelo Cade. A BP afirmou que não se pronunciaria sobre as negociações.

Como foi a decisão do Cade para a Shell

COMPRA DA JACTA

Em 2009, a Shell comprou a subsidiária da Cosan. No ano seguinte, uniu-se à Cosan, criando a Raízen. Em fevereiro de 2010, o Cade determinou a venda de ativos da Jacta. Ontem, o conselho deu cinco dias para a Shell vender a Jacta. O negócio deve ser realizado com a BP.

COMO SERIA COM A NOVA LEI DO CADE

ANÁLISE PRÉVIA

A operação só seria realizada após análise do Cade. A Shell teria que comunicar a intenção de comprar a Jacta da Cosan, dando ao conselho até 240 dias para analisar o pedido. Durante o período, as empresas não atuariam conjuntamente. Só então o Cade daria aval ao negócio.
sobe
________________________________________
O Globo
ATENÇÃO, SENHORES PASSAGEIROS
Privatização na pista
Governo atende ao TCU e aumenta valor mínimo de Guarulhos, Viracopos e Brasília
Geralda Doca
geralda@bsb.oglobo.com.br

BRASÍLIA - O governo divulgou ontem o edital definitivo de privatização dos aeroportos de Guarulhos (SP), Brasília (DF) e Viracopos (SP) — que serão leiloados no próximo dia 6 de fevereiro, na Bovespa. As outorgas (lances mínimos) fixadas para os três terminais somam R$ 5,477 bilhões, o que representa queda de 13,21% sobre o valor recomendado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) ao aprovar recentemente o modelo da concessão, mas bem acima do que o governo previra inicialmente de R$ 2,8 bilhões. Como O GLOBO já havia informado, haverá a exigência da presença, no consórcio vencedor, de um administrador aeroportuário com larga experiência em aeroportos com mais de cinco milhões de passageiros por ano. Como no Brasil apenas a Infraero atende ao critério, isso significa que os três terminais terão gestores estrangeiros.

Durante a concessão, o gestor privado terá que investir nos terminais R$ 16,217 bilhões, sendo que até a Copa do Mundo de 2014 serão, obrigatoriamente, R$ 2,7 bilhões. O TCU recomendou um valor menor: R$ 15,9 bilhões. Para preparar as unidades para o evento, será necessário construir terminais de passageiros e realizar obras em pista e pátio de aeronaves, nos três aeroportos.

— Ele (prazo de 18 meses para entrega das obras da Copa) é plenamente factível e caso não seja cumprido, haverá a aplicação de multas severas — disse o secretárioexecutivo da Secretaria de Aviação Civil (SAC), Cleverson Aroeira.

Segundo o edital, o valor da outorga fixado para Guarulhos ficou em R$ 3,424 bilhões; Viracopos, R$ 1,471 bilhão e Brasília, R$ 582 milhões. O período da concessão é de 20 anos, 30 anos e 25 anos, respectivamente. A justificativa dada pela secretaria para a reavaliação das outorgas — que também influenciou, para mais, os investimentos programados — foi que o Tribunal fez apenas projeções.

— Os cálculos foram refeitos com base nos valores de investimentos que o TCU determinou. Aquele número do Tribunal (lance mínimo) foi produto de estimativas — afirmou Aroeira.

Fundos de pensão poderão participar

● Além da outorga, os investidores privados vão pagar para a União, durante a exploração do serviço, uma contribuição sobre a receita bruta anual do aeroporto. Segundo estimativas do governo, o montante arrecadado chegará a R$ 2,5 bilhões por ano. Se a obra não for entregue dentro do prazo, o concessionário poderá ser multado em mais de R$ 150 milhões, além de um valor de R$ 1,5 milhão por dia de atraso.

Para participar da disputa, os interessados terão que se associar a um administrador aeroportuário estrangeiro, com experiência de, pelo menos, cinco anos na gestão de terminais com capacidade de cinco milhões de passageiros por ano. O edital exige que este administrador tenha, no mínimo, 10% de participação no consórcio. De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), há pelo menos dez empresas estrangeiras que atendem a estes requisitos.

Para evitar restringir a disputa, o governo aumentou a participação das empresas aéreas no processo de 1% para 2%. Além disso, autorizou expressamente que fundos de pensão possam entrar na licitação. Pela proposta original, as três maiores entidades — Previ (dos funcionários do Banco do Brasil), Petros (Petrobras) e Funcef (Caixa Econômica Federal) — ficariam de fora por terem participado da concorrência para escolha dos estudos de base para a privatização dos terminais.

O governo também determinou que a Infraero terá 49% de participação nas empresas que vão administrar os aeroportos, as Sociedade de Propósito Específico (SPEs), e terá poder de veto sobre as futuras contratações do investidor privado, além da divisão ou venda da sociedade. Poderá vetar, por exemplo, a contratação de uma determinada empreiteira se achar o valor do contrato elevado, explicou o diretor Financeiro da Infraero, Mauro Roberto Pacheco.

Os funcionários da Infraero que quiseram migrar para o novo concessionário passarão por um processo de seleção e terão estabilidade no emprego de cinco anos, a contar da transferência até 2018. Quem não for selecionado será deslocado para outro terminal administrado pela estatal.

Ao divulgar as regras do edital, Aroeira destacou que será exigido dos concessionários padrões mínimos de serviço (tempo nas filas de check-in, raio-X, embarque e devolução de bagagem). Será acompanhado o trabalho do novo gestor quanto à sinalização e à informação aos usuários, além de disponibilidade de assentos, vagas em estacionamentos e elevadores.

— A gente não está contratando um plano de obras da concessionária. Esse modelo é baseado na qualidade do serviço — disse.■



COLABOROU Bruno Rosa
sobe
________________________________________
O Globo
16/12/2011
Uma equipe diferente no ar
Companhia aérea tailandesa tem comissárias transexuais

● BANGCOC. A companhia aérea tailandesa de baixo custo PC Air está pronta para voar, e com uma equipe difícil de encontrar nas concorrentes: comissárias de bordo são transexuais. Ontem a empresa aproveitou o voo de teste para apresentar a equipe à imprensa. E assegurou que as qualificações exigidas são as tradicionais, incluindo feminilidade e boa aparência.

— Hoje é nosso voo de teste, com essa tripulação muito bem treinada que superou todos os requisitos do departamento — disse o proprietário da PC Air, Peter Chan. Ele disse que as portas da empresa continuam abertas para os transexuais:

— Nossa política é promover a igualdade — disse Chan. — Sou um pioneiro, e estou certo de que outras empresas seguirão minha ideia.

Entre os primeiros 30 comissários contratados pela PC Air, há quatro transexuais, 19 mulheres e sete homens. Cerca de cem transexuais e travestis se candidataram. Um dos contratados foi Miss Tiffany Universe 2007 e já trabalhou como modelo e atriz de televisão.

Conhecidos como katoeys ou ladyboys, os transexuais gozam na Tailândia de uma visibilidade maior que nos outros países, apesar de serem identificados em suas cédulas de identidade como homens, não como mulheres. É comum vê-los trabalhando em lojas de cosméticos e de produtos naturais.

O primeiro voo comercial da PC Air será no dia 24 de dezembro, para Vientiane. Em janeiro, a empresa pretende começar a voar para duas cidades na China.


AS COMISSÁRIAS transgêneros da empresa PC Air:
feminilidade é requisito para o emprego
sobe
________________________________________
O Globo
MP do Trabalho convoca reunião com aeroviários e cias aéreas
Encontro é para acabar com impasse entre as categorias e evitar greve no setor
Danielle Nogueira
15/12/11 - 18h03

RIO - O Ministério Público do Trabalho (MPT) vai convocar representantes dos sindicatos dos trabalhadores e patronais do setor de aviação para uma reunião na próxima segunda-feira, informou nesta quinta-feira o procurador Ricardo Britto Pereira. O encontro será uma tentativa de acabar com o impasse nas negociações sobre o reajuste salarial da categoria e, assim, afastar a ameaça de greve às vésperas das festas de fim de ano.

A reunião será às 15h, na sede do MPT, em Brasília. Serão chamados representantes da aviação regular e de táxi aéreo filiados tanto à Central Única dos Trabalhadores (CUT) como à Força Sindical. Nesta quinta-feira, Pereira esteve reunido na capital federal com representantes da Federação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Aéreos (FNTTA), ligada à Força. Na audiência, eles pediram que o MPT mediasse as conversas com as aéreas. Daí o encontro agendado para a próxima semana.

- Sempre que há um pedido de mediação de negociação nós convocamos uma reunião. Ainda não falamos com as empresas. Então, não é possível ainda saber se haverá receptividade (por parte das companhias aéreas) - disse Pereira, que está à frente da Coordenação Nacional de Promoção da Liberdade Sindical do MPT.

No ano passado, os trabalhadores também recorreram ao MPT, mas nem assim obtiveram consenso. A ameaça de greve só não se concretizou porque a Justiça proibiu a paralisação, às vésperas do Natal. Na ocasião, a categoria conseguiu reajuste de 8,75%, abaixo dos 15% reivindicados, mas acima da inflação medida pelo INPC (6,08%).

Este ano, as negociações entre patrões e empregados começaram há exatos 60 dias, mas até agora não houve acordo. A data-base da categoria é dia primeiro de dezembro. Originalmente, os trabalhadores reivindicavam aumento salarial de 13% e reajuste de 20% sobre o piso. Depois, flexibilizaram a proposta para 10% e 14%, respectivamente. O Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (Snea) oferece 3% sobre os salários e 6% de reajuste sobre o piso (percentual equivalente ao acumulado em 12 meses encerrados em novembro pelo INPC).

Se não houver acordo, aeronautas (tripulação) e aeroviários (pessoal que trabalha em terra) programam entrar em greve em 22 de dezembro. Até lá, manifestações nos principais aeroportos do país continuarão a ser feitas, com o objetivo de chamar a atenção dos usuários para o impasse. Nesta quinta-feira, foram feitos protestos no Santos Dumont e em Congonhas (SP), organizados pela FNTTA. Os sindicalistas distribuíram uma carta aberta aos passageiros informando-os da possibilidade de paralisação.

Também está ocorrendo neste momento uma reunião entre o Sindicato Nacional dos Aeroviários (SNA), ligado à CUT, e o Snea, no Rio, para mais uma vez debater a proposta de reajuste salarial. Amanhã, será a vez de representantes da FNTTA se reunirem com o Snea. As duas centrais sindicais estão rachadas e tentam negociar paralelamente com os patrões. Também amanhã estão previstas assembleias dos aeronautas em várias cidades do país para ratificar o dia da greve.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/economia/mp-do-trabalho-convoca-reuniao-com-aeroviarios-cias-aereas-3455911#ixzz1ggtSC1zg
© 1996 - 2011. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.
sobe
________________________________________
O Globo
16/12/2011
Classe C no avião
Ancelmo Gois

Veja como a classe C, cada vez mais, viaja de avião.

Tem feito tanto sucesso o quiosque aberto em novembro pela Gol na gare da Central
do Brasil, no Rio, que, acredite, já compete em vendas com o balcão da voadora no Aeroporto Santos Dumont.
sobe
________________________________________
Valor Econômico
16/12/2011
Terminal de Guarulhos fica pronto só em 2012
Por André Borges | De Brasília

A construção do terceiro terminal de passageiros do aeroporto de Guarulhos (SP), contratada em regime de urgência pela Infraero para atender o aumento da movimentação deste fim de ano, não vai ficar pronta antes de 31 de dezembro. O desabamento do teto do terminal, tornou o atraso inevitável.

O adiamento, que tinha sido negado pelo governo, foi confirmado ao Valor pelo presidente da Infraero, Gustavo Vale. "O plano era inaugurar o terminal dia 20, mas com o incidente as coisas mudaram. Ficou impossível concluir o trabalho antes do Réveillon."

A Infraero enfrentou críticas, inclusive do Tribunal de Contas da União (TCU), por ter contratado sem licitação a empresa Delta Construções para tocar as obras em Cumbica. O contrato, no valor de R$ 85,75 milhões, firmado em julho, dá 180 dias para que a Delta conclua o serviço. Como o prazo se encerra em 21 de janeiro, não há quebra de acordo configurada.

As razões que levaram a Infraero a bancar uma contratação sem o processo licitatório, no entanto, caíram por terra. Quando fechou o contrato, a estatal argumentou que a urgência da obra era necessária para evitar um apagão aéreo no fim do ano.

"Aconteceu um problema, um incidente. O que podemos fazer? Paciência. Como não teremos a estrutura disponível, vamos buscar uma forma de diminuir os problemas em Cumbica, que fatalmente vão ocorrer", disse Vale.

O presidente da Infraero afirmou que cerca de 200 colaboradores da empresa serão deslocados para o atendimento em Cumbica nas duas próximas semanas. "Estamos alinhando ações com as companhias aéreas e a Receita Federal. Todas as folgas estão suspensas nos próximos dias. Até o pessoal do setor administrativo vai ajudar nas operações. Agora vamos ter que resolver as coisas no braço."

As causas da queda do teto do terminal em construção estão sendo apuradas pela Polícia Federal, Infraero e pela Delta. Segundo Vale, cerca de mil metros da proteção da cobertura do terminal desabaram. A Infraero decidiu trocar todos os 7 mil metros da estrutura, para evitar novos riscos de segurança. "Os fabricantes foram acionados para fazer uma nova estrutura, mas esse tipo de material não tem pronta entrega, vamos ter de aguardar", disse.

Procurada pelo Valor, a Delta não quis se pronunciar sobre o assunto. Em relatório divulgado em setembro, os auditores do TCU chamaram a atenção para a "falta de comprovação de capacidade técnica da empresa contratada para a execução do objeto contratado". A Infraero, no entanto, garantiu que iria realizar "rigoroso controle na fiscalização e no acompanhamento da execução" da obra.

No dia do incidente em Guarulhos, o ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil, Wagner Bittencourt, chegou a garantir que a entrega do novo terminal ocorreria no dia 20.

A capacidade de atendimento do novo terminal é de 5,5 milhões de passageiros por ano. Em 2010, o aeroporto teve crescimento de 23% no volume de passageiros sobre o ano anterior, recebendo 26,8 milhões de pessoas. No primeiro semestre deste ano, a alta foi de 16% sobre igual período de 2010. A previsão é que 31,5 milhões de passageiros passem pelo aeroporto até o dia 31.
sobe
________________________________________
Valor Econômico
16/12/2011
Subsidiária da American anuncia corte de empregos
De São Paulo

A American Eagle, subsidiária regional da American Airlines, poderá demitir 223 pilotos e comissários baseados no Texas, em fevereiro, como parte do seu plano de cortar custos durante o processo de concordata da holding AMR, aprovado pela Corte americana no início deste mês, informou ontem a Associated Press.

A American Eagle notificou as autoridades do Texas sobre as licenças no mesmo dia em que o CEO da AMR, Thomas W. Horton, avisou aos seus funcionários que o processo de concordata poderá significar demissões e decisões impopulares. A vice-presidente da American Eagle, Cathy McCann, disse às autoridades do Texas, por meio de carta, que 119 pilotos e 104 comissários poderão perder seus empregos por volta do dia 13 de fevereiro.

O porta-voz da American Eagle, Ed Martelle, afirmou que existe uma forte possibilidade de a companhia devolver aeronaves operadas entre o Texas e outros destinos americanos às empresas de leasing em meados de janeiro. A American Airlines, a terceira maior companhia aérea americana, tem em torno de 74 mil funcionários. A American Eagle conta com 14 mil trabalhadores.

A AMR entrou com o pedido de concordata no dia 29 de novembro, com o objetivo de reduzir sua dívida, seus gastos com leasing e seus custos trabalhistas durante esse processo. A AMR também pretende reduzir a capacidade de suas empresas em 2,5% em três meses.
sobe
________________________________________
ZERO HORA
15/12/2011 | 12h15
Secretaria de Aviação Civil acompanha negociações entre aeroportuários e companhias aéreas
Anac informou que recebeu plano de contingência das empresas para o fim do ano

A Secretaria Nacional de Aviação Civil está acompanhando as negociações entre aeroportuários e companhias aéreas. Cerca de 15 mil funcionários que trabalham nos principais aeroportos do país prometem paralisar as atividades no próximo dia 22. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou que recebeu o plano de contingência das empresas aéreas para o fim do ano, que prevê uma possível paralisação dos aeroportuários.

No entanto, a Anac ainda não fez recomendações aos passageiros e às companhias. A agência alega que as negociações entre trabalhadores e empresas ainda estão sendo feitas. O plano de contingência é um documento obrigatório no qual as empresas descrevem possíveis problemas a serem enfrentados na época em que os aeroportos mais recebem passageiros e como irão atuar para resolvê-los.

Os aeroportuários alegam que os empresários não querem atender à principal reivindicação da categoria de reajuste de 10% dos salários. Nesta quinta-feira à tarde, no Rio de Janeiro, haverá uma reunião entre a Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil (Fentac) e representantes das empresas.

Em outubro, funcionários que trabalham nos principais aeroportos do país fizeram uma manifestação de 48 horas em protesto contra o modelo de privatização do setor definido pelo governo federal. Na ocasião, a área de cargas foi a mais afetada pela manifestação.

AGÊNCIA BRASIL
sobe
________________________________________
Diário do Nordeste
Aeroporto de Sobral custará R$ 40 milhões
Aprovação de emendas ao Orçamento 2012 da União assegurará recursos para novo aeroporto de Sobral
Publicado em 16 de dezembro de 2011


O atual aeroporto não teve ampliação aprovada pela Anac.
A alternativa foi buscar recursos para construção de novo terminal,
a partir de 2012 FOTO: LAURIBERTO BRAGA

Sobral Esta cidade da Zona Norte do Ceará vai ganhar um novo aeroporto. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) condenou a ampliação da pista do atual Aeroporto Virgílio Távora. O anúncio foi feito pelo prefeito Clodoveu Arruda (Veveu). Ele garantiu haver R$ 40 milhões em emendas ao orçamento federal para a construção do novo aeroporto.

"Conseguimos os recursos necessários para o novo aeroporto. A Comissão de Acessibilidade da Câmara dos Deputados já acolheu emenda parlamentar de R$ 40 milhões para o novo aeroporto de Sobral, visando ao Orçamento da União de 2012", informou o prefeito.

Segundo ele, existem três estudos de localização feitos pela Secretaria de Turismo do Estado (Setur). "Em seguida, é lutar pela aquisição dessa área e ao mesmo tempo a contratação pela elaboração do projeto para o aeroporto".

O prefeito revelou que o novo aeroporto, apesar da possível localização nos arredores da sede de Sobral, vai servir para toda Zona Norte. "É uma luta para que aconteça a liberação dos recursos e para a imediata implantação desse aeroporto, que é fundamental para o nosso Município, além de ter serventia regional", assinalou Veveu.

O novo aeroporto será de passageiros e de cargas. "A gente aqui foi ousado e não teve medo do desafio, pois o atual, Virgílio Távora, não serve mais. Vamos então construir um para o presente e futuro", disse Veveu.

Ele fez questão de agradecer o apoio da bancada federal para o aceite da emenda do novo aeroporto. "Temos o apoio fundamental de toda bancada federal, mais especialmente dos autores da emenda, os deputados federais Antônio Balhmann, Padre Zé e Edson Silva, da Comissão de Orçamento, através do deputado Danilo Forte e o apoio do deputado federal José Nobre Guimarães e do senador Inácio Arruda", citou Veveu.

Antes do aceite da emenda, o prefeito trabalhava com duas alternativas para a questão do aeroporto. Uma era apenas o prolongamento da pista atual. Seriam mais 250 metros em direção ao Rio Acaraú. Esta proposta tinha um custo menor, cerca de R$ 8 milhões. Porém, a Anac descartou a ampliação do atual equipamento.

A partir dai, o prefeito seguiu pelo caminho da segunda alternativa. "A outra opção era a construção de um novo aeroporto. E agora conseguimos garantir os recursos. Partimos agora para estes estudos do Governo do Estado que sugerem que a localização no novo aeroporto seja em algumas áreas aqui nas proximidades de Sobral", afirmou Veveu.

O prefeito informou que a estratégia para garantir os R$ 40 milhões foi tomada conjuntamente com a bancada dos 22 deputados federais.

"Fomos atrás da bancada federal cearense", disse, explicando que foi mantido contato com os parlamentares, quando ficou estabelecida uma estratégia de definir seis grupos de três deputados e um grupo de quatro deputados para a constituição das emendas. "Nós conseguimos que um desses grupos assumisse a emenda necessária para construção de um novo aeroporto de Sobral. Este grupo tem os deputados federais Padre José Linhares, Antônio Balhmann e Edson Silva. Claro, que isso num acordo com a bancada, o que fortaleceu a aprovação dessa emenda", disse.

Relatório

Veveu Arruda lembrou que a decisão de construção de novo aeroporto se deu principalmente pelo relatório da Anac. "Foi muito especialmente o problema da localização. A Anac hoje tem um relatório que já apresenta resistências, sobretudo da ampliação do aeroporto atual. A gente teria que fazer justificativas de qual o motivo, qual a razão da permanência no mesmo local, o que não atenderia nossas necessidades presentes imagine as futuras".

Veveu Arruda definiu o novo projeto como uma função estratégica para o desenvolvimento da Zona Norte. "O novo aeroporto é em função de uma estratégia. Estamos trabalhando, por exemplo, na montagem de um Polo Metalmecânico. Tem o Porto Seco, que é um equipamento importante para animar a produção local. Então é necessário trabalhar a infraestrutura que é fundamental para estimular e promover o desenvolvimento", afirma, complementando que o novo equipamento de transporte aéreo compõe essa infraestrutura necessária.

MAIS INFORMAÇÕES

Prefeitura Municipal de Sobral, Gabinete do Prefeito
Rua Viriato de Medeiros, 250 - Centro Telefone: (88) 3677.1110

Lauriberto Braga
Repórter
sobe
________________________________________
O Povo - CE
Aeroviários fazem protesto e ameaçam
16.12.2011| 01:30

Os aeroviários realizaram protestos ontem, no aeroporto de Congonhas (SP), pela reivindicação de reajuste de 9,5% nos salários e de 15% no piso da categoria. Segundo a Federação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Aéreos, filiada à Força Sindical, os pisos salariais dos aeroviários variam de R$ 774,83, para auxiliar de serviços gerais, a R$ 1.238,94, para mecânico de aeronaves. Os trabalhadores afirmam que as empresas ofereceram reajuste salarial de 3% e reposição pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor do período da data-base (6,18%) para os pisos salariais.

Greve

Os aeronautas e os aeroviários ameaçam paralisar as atividades por 24 horas, no dia 22 de dezembro. De acordo com a Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil, os trabalhadores reclamam que as empresas estão irredutíveis na negociação e afirmam que podem parar se não houver avanços até o dia 22. “Não podemos aceitar um reajuste menor do que a inflação, porque isso significaria que os trabalhadores ganhariam menos em 2012 do que recebem hoje. Também não abrimos mão do aumento real dos salários”, disse, em nota, Celso Klafke, presidente da Fentac.

Duas reuniões com o sindicato das empresas aéreas foram marcadas para esta semana. “Caso as negociações avancem antes do dia 22, as categorias realizarão novas assembleias para avaliar a proposta”, informou a federação.
sobe
________________________________________
Jornal de Turismo
Azul comemora três anos de operações com crescimento expressivo
Qui, 15 de Dezembro de 2011 15:16

A Azul comemora nesta quinta-feira três anos de operações no mercado de voos domésticos brasileiro com quase 10% de participação, consolidando-se como a terceira maior companhia aérea do Brasil. Neste período, a empresa atingiu recordes mundiais e conquistou alguns dos melhores índices do setor de aviação brasileira, firmando-se como a mais bem-sucedida aérea surgida no País nas últimas décadas.

E os números de 2011 atestam esse resultado. Somente neste ano, a companhia voou para 14 novos destinos, transportou nove milhões de clientes e recebeu 23 aeronaves, sendo três ATR 72-600, oito ATR 72-200 e 12 jatos Embraer 195. Desde o início de suas operações, em dezembro de 2008, a empresa totaliza 4.500 funcionários, 42 destinos servidos, 49 aeronaves e 350 voos diários.

Se compararmos com 2010, o crescimento é expressivo. Confira os números:



“Construímos algo ímpar no mundo. Nossa marca está sendo bem recomendada por milhares de brasileiros, que voam todos os dias em nossas rotas e propagam a experiência de voar Azul. Está é uma das maneiras mais eficazes de divulgar um produto com credibilidade.” afirma Pedro Janot, presidente da companhia.

Entre os destaques da Azul no ano estão: a ampliação de seus canais de vendas com o lançamento de cinco lojas – Shopping Piracicaba, Shopping Campinas, Alpha Shopping, Shopping Esplanada Sorocaba e Polo Shopping Indaiatuba (todas no estado de São Paulo); a aquisição de mais um simulador de voo próprio – um investimento de R$ 20 milhões; o anúncio da compra de mais 11 jatos Embraer 195; o início das operações com o ATR 72, com a chegada de oito ATR72-200 e três dos modernos turboélices ATR 72-600 e, finalmente, as pinturas especiais que já se tornaram marca registrada da companhia. Destaque para a Brasil, pintada com as cores e o desenho da bandeira nacional, uma homenagem ao Brasil e ao povo brasileiro.

No Brasil e no mundo, a Azul está sendo reconhecida como uma marca forte que consegue conectar-se emocionalmente com seus consumidores. O sucesso é atestados pelos prêmios recebidos: “Melhor Empresa Aérea do Brasil” pela revista Viagem e Turismo e revista Avião Revue, “One of the 30 World’s Hottest Brands” pela Advertising Age de Nova York, eleita a melhor companhia aérea low-cost da América Latina pela Skytrax World Airline Awards – premiação reconhecida como referencial de excelência no setor aéreo e “One of the world´s 50 most innovative companies” pela revista Fast Company. E por sua moderna frota de E-Jets que são os mais jovens em operação no mercado, com média de apenas oito meses de uso, enquanto os concorrentes vão de cinco a 17 anos.

“Assim é o jeito Azul: surgiu no mercado para mudar a maneira de voar no Brasil. Tornamos o transporte aéreo mais humano, fácil, com serviço de qualidade e preços justos. Este é o diferencial da Azul”, ressalta Janot.
sobe
________________________________________
Jornal de Turismo
Copa Airlines completa cinco ano no Rio de Janeiro
Qui, 15 de Dezembro de 2011 13:11

No mês em que completa cinco anos de operações no Rio de Janeiro, a Copa Airlines passará a ter dois voos diários com saídas do Aeroporto Internacional Tom Jobim/Galeão. A partir desta quinta-feira, a companhia de bandeira panamenha somará 14 voos semanais da Cidade Maravilhosa, ampliando ainda mais o acesso dos passageiros para as Américas Central, do Norte, do Sul e Caribe.

A Copa Airlines consolida suas atividades na capital fluminense apostando em tarifas competitivas, pontualidade e na conexão estratégica via Panamá – que reduz em até três horas o tempo de viagem em comparação às conexões via Miami. Os passageiros têm as bagagens despachadas diretamente para o destino final e não precisam passar pelas filas de imigração e alfândega na conexão.

“O aumento dos voos atende à grande demanda do mercado na região. Os voos chegam à Cidade do Panamá pela manhã, o que facilita as conexões para os mais de 59 destinos da companhia”, destaca o gerente geral para o Brasil, Marcos Calixto.

A partir do Rio de Janeiro, os passageiros podem conhecer os novos destinos da companhia, como Nassau (Bahamas), Montego Bay (Jamaica) e Toronto (Canadá), além de ter acesso mais rápido a lugares como Punta Cana (República Dominicana), Cancún (México), Cartagena (Colômbia), Orlando, Los Angeles e Nova York (EUA).

A Copa Airlines oferece também a oportunidade de parada (stop free) nas terras panamenhas - antes ou depois de chegar ao destino final –, para apreciar pontos turísticos locais e ainda fazer compras em algumas das lojas mais baratas do mundo. Os passageiros podem adiar em até dois dias sua conexão, sem despesas adicionais com a parte aérea.

A rota é operada com modernos aviões Boeing 737-800 Next Generation. O modelo tem capacidade para 155 passageiros – 14 na classe executiva e 141 na econômica. A aeronave apresenta um interior espaçoso, com compartimentos amplos, assentos reclináveis com apoio para a cabeça e 12 canais de áudio e vídeo.
sobe
________________________________________
Mercado&Eventos
Azul fecha 2011 como a terceira aérea do país
15/12 - 14:59

A Azul comemora hoje (15/12) três anos de operações no mercado de voos domésticos brasileiro com quase 10% de participação, consolidando-se como a terceira maior companhia aérea do Brasil.

Neste ano, a companhia voou para 14 novos destinos, transportou 9 milhões de Clientes e recebeu 23 aeronaves, sendo três ATR 72-600, oito ATR 72-200 e 12 jatos Embraer 195. Desde o início de suas operações, em dezembro de 2008, a empresa totaliza 4.500 funcionários, 42 destinos servidos, 49 aeronaves e 350 voos diários.

“Construímos algo ímpar no mundo. Nossa marca está sendo bem recomendada por milhares de brasileiros, que voam todos os dias em nossas rotas e propagam a experiência de voar Azul. Está é uma das maneiras mais eficazes de divulgar um produto com credibilidade.” afirma Pedro Janot, presidente da companhia.
sobe
________________________________________
Panrotas
Publicada em 15/12/2011 18:27:00
Anac acredita que não haverá greve dos aeroviários

BRASÍLIA - A Secretaria de Aviação Civil publicou na edição extra do Diário Oficial o edital de concessão dos aeroportos de Brasília, Campinas e Guarulhos. Em encontro com a imprensa, o diretor-presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Marcelo Guaranis, falou sobre a possível greve dos aeroviários anunciada para o próximo dia 22.

“O governo tem acompanhado atentamente as negociações entre as companhias aéreas e seus funcionários. Pelo fato da data base dos colaboradores ser sempre no fim do ano gera essa tensão, mas o governo acredita que não haverá greve. A partir de hoje (dia 15), a Anac já entra com a operação de fim de ano aumentando a fiscalização junto às companhias aéreas em relação aos problemas de embarques e cancelamentos de voos e outros entraves”, disse Guaranis.

PANROTAS Brasília
sobe
________________________________________
Panrotas
Publicada em 15/12/2011 14:34:00
Taag terá voos diários Brasil-Angola até janeiro

Para atender a alta temporada, a aérea angolana Taag terá dois voos extras, semanalmente, sendo uma frequencia para o Rio de Janeiro e outra para São Paulo, oferecendo assim saídas diárias do Brasil até o dia 27 de janeiro de 2012.

Os voos diretos do País para Luanda, na Angola, são operados com os Boeing 777-200ER e Boeing 777-300ER. Do Rio ele sai as terças, quintas e domingos às 19h07 e chega às 05h30 local. As frequencias com saídas de São Paulo acontecem as segundas, quartas, sextas e sábados, às 16h45 com chegada às 3h10 no horário de Luanda.

Mais informações no www.taag.com.br.

Rhaiane Sodré
sobe
________________________________________
Panrotas
Publicada em 15/12/2011 10:23:00
Azul estuda voar para Punta del Este na alta de 2012

CAMPINAS - A Azul Linhas Aéreas estuda a possibilidade de ter um voo para Punta del Este, no Uruguai, a partir do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, na alta temporada de 2012. Seria a entrada da aérea no mercado internacional.

Paulo Nascimento, vice-presidente comercial, de Marketing e TI da empresa, salienta que a companhia terá expressivo crescimento de frota em 2012, com o recebimento de pelo menos mais 12 ATRs e oito Embraer. "Dentro do Brasil lançaremos inúmeros voos", destaca.

Vera Marcelino
sobe
________________________________________
Portal Terra
Diário Oficial publica regras para concessão de três aeroportos
16 de dezembro de 2011 • 09h18 • atualizado 09h28

O Diário Oficial da União publicou na noite de quinta-feira, em edição extra, o edital com as regras para a concessão dos aeroportos de Cumbica, em Guarulhos; Viracopos, em Campinas; e Juscelino Kubitschek, em Brasília. Também foi publicada resolução do Coselho Nacional de Desestatização que aprova a concessão para a exploração dos aeroportos.O leilão será no dia 6 de fevereiro de 2012, na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), de forma simultânea, em que as empresas poderão concorrer pelos três aeroportos, mas só poderão ganhar o direito de exploração de um deles.

De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o modelo foi escolhido para estimular a concorrência entre os participantes. Os prazos das concessões foram diferenciados por aeroporto: 30 anos para Campinas, 25 anos para Brasília e 20 anos para Guarulhos.

Os três aeroportos foram incluídos no Plano Nacional de Desestatização em 21 de julho de 2011, por meio de decreto. Os estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental foram encaminhados ao Tribunal Contas da União (TCU), para avaliação, em outubro, e na semana passada os estudos foram aprovados, com recomendações. O edital e o contrato de concessão deverão ser encaminhados para apreciação do TCU até cinco dias úteis após a publicação dos documentos pela Anac.

O edital exige, ainda, que a licitante ou um dos integrantes do grupo licitante tenha experiência de cinco anos na administração de aeroportos. Para habilitação técnica, o operador aeroportuário deverá ter experiência na administração de aeroportos com processamento de pelo menos 5 milhões de passageiros ao ano. Poderão participar do leilão empresas brasileiras ou estrangeiras, consorciadas ou isoladamente.

Os valores de contribuição ofertados pelas vencedoras do leilão serão recolhidos anualmente. O montante será destinado, por meio do Fundo Nacional de Aviação Civil, a projetos de desenvolvimento e fomento da aviação civil e das infraestruturas aeroportuária e aeronáutica civil. Dessa forma, o governo federal busca garantir que os demais aeroportos do sistema aeroportuário nacional também se beneficiem dos recursos advindos da iniciativa privada, especialmente, o sistema de aviação regional.

Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário