O Estado de S.Paulo
Tupolev se acidenta ao pousar no Quirguistão e todos sobrevivem
Avião de fabricação soviética, com 88 pessoas a bordo, capota, tem asa quebrada e pega fogo em terminal de Osh
29 de dezembro de 2011 | 3h 06
OSH, QUIRGUISTÃO - O Estado de S.Paulo
Todos os 82 passageiros e 6 tripulantes de um avião sobreviveram ontem apesar de o Tupolev em que viajavam ter capotado, perdido uma asa e pegado fogo enquanto pousava no aeroporto de Osh, no Quirguistão.
De fabricação soviética, a aeronave vinha da capital do país, Bishkek, e tentava aterrissar em meio à neblina que cobria o terminal, quando ocorreu o acidente. Ao todo, 31 pessoas ficaram feridas - 17 foram hospitalizadas. Operado por uma companhia local, o Tupolev Tu-134, teve as chamas apagadas rapidamente pelas equipes de resgate.
As autoridades recusaram-se a fazer comentários sobre as possíveis causas do acidente. Uma equipe de altos funcionários do governo, liderada pelo primeiro-ministro Almazbek Atambayev, foi formada para a investigação, mas não conseguiu embarcar para Osh ontem, por causa do mau tempo na região.
Nos últimos anos, a Rússia e outros países da ex-URSS têm registrado os maiores índices de acidentes aéreos do mundo. / AP
sobe
________________________________________
O Estado de S.Paulo
Pilotos espanhóis ameaçam convocar mais dias de greve
28 de dezembro de 2011 | 10h 36
GABRIEL BUENO - Agência Estado
O sindicato dos pilotos da Iberia advertiu nesta quarta-feira que pode convocar mais dias de greve, além do já planejado 29 de dezembro, se não houver acordo com o comando da empresa em relação à criação de uma nova unidade de baixo custo espanhola, a Iberia Express.
"Se não pudermos encontrar uma solução, entraremos em greve de novo, com certeza", disse Justo Peral, chefe do sindicato Sepla, em entrevista coletiva.
A Iberia, unidade espanhola do International Consolidated Airlines Group (IAG), afirmou que cancelará 118, ou 36%, de seus voos em 29 de dezembro, no segundo dos dois dias de greve até agora planejados pelos pilotos da companhia. O primeiro dia de paralisação ocorreu em 18 de dezembro.
A Iberia Express deve começar a operar voos no segundo trimestre do ano que vem. O Sepla afirma que a nova empresa viola regras trabalhistas, ao separar as operações dos voos da companhia sem a aprovação do sindicato.
A nova companhia de baixo custo operará parte dos voos de curta e média distância da Iberia. A companhia enfrenta dura competição com outras empresas de baixo custo e com os trens de alta velocidade.
O IAG, terceiro maior grupo aéreo na Europa, atrás de Air France-KLM e Deutsche Lufthansa, foi recentemente formado através da fusão entre a British Airways, do Reino Unido, e a Iberia. As informações são da Dow Jones.
sobe
________________________________________
Folha de São Paulo
São Paulo, quinta-feira, 29 de dezembro de 2011
Juizados em aeroportos de SP ampliam horários
DE SÃO PAULO
O CNJ (Conselho Nacional de Justiça) sugeriu que o juizado especial de Cumbica funcione 24 h. Após o pedido, o Tribunal de Justiça estendeu o horário na transição do ano (de 23 de dezembro a 8 de janeiro): das 9h às 24h.
O normal é das 11h às 22h (segunda a sábado) e das 15h às 22h (domingo e feriado).
Segundo o TJ, o juizado 24 horas exigiria mais funcionários. O tribunal ainda avaliará se há demanda.
Congonhas também ampliou o atendimento. Até o dia 8, vai das 9h às 22h; o normal é das 10h às 19 e das 14h às 19h.
sobe
________________________________________
Folha de São Paulo
29/12/2011 - 06h00
Empresa aérea demora para fazer reembolso, reclama leitor
DE SÃO PAULO
O leitor Laércio da Silva reclama da demora para a TAM devolver o valor pago por passagens aéreas canceladas em setembro.
Silva afirma que fez a compra de passagens de ida e volta de São Paulo para Frankfurt no dia 7 de setembro e que, já no dia seguinte, pediu o cancelamento e a devolução dos R$ 5.101 pagos.
"Fui informado de que o prazo para reembolso seria de 15 até 60 dias", diz. "A TAM me garantiu que uma Carta de Crédito foi emitida em 15 de setembro, porém, [até dezembro] a administradora do meu cartão de crédito não recebeu nenhuma autorização para estorno da compra."
RESPOSTA
A TAM afirma que o pedido de reembolso da passagem "foi enviado novamente à administradora do cartão de crédito no dia 19 de dezembro, já que ele não havia sido acatado anteriormente devido à divergência de dados".
Informa ainda que o valor aparecerá na próxima fatura de Silva.
sobe
________________________________________
Folha de São Paulo
29/12/2011 - 07h14
Piloto em ultraleve confundido com mãe é seguido por gansos
DA BBC BRASIL
O piloto francês de ultraleve Christian Moulec se transformou em "mamãe'' para um grupo de filhotes de ganso.
Agora, toda vez que ele decola com seu ultraleve "seus filhotes'' o seguem.
Não é à toa. Para conseguir filmar de perto os animais em movimento ele criou a ninhada de gansos ao longo de nove meses.
Veja o vídeo
Os pássaros, assim que saem do ovo, tendem a identificar a primeira coisa que veem em movimento como sendo a sua mãe.
Moulec já havia realizado seu experimento anteriormente, quando criou uma família inteira de garças para poder filmá-las.
As imagens constam do programa Earthflight, da BBC, que capta imagens em alta definição de pássaros durante o voo.
Christian Moullec with the Geese
sobe
________________________________________
Paraná-online
28/12/2011 - 10:45
TAM recebe dois A320 e fecha ano com 156 aeronaves
AE - AGÊNCIA ESTADO
A TAM incorporou à sua frota duas novas aeronaves A320, vindas da fábrica da Airbus em Hamburgo (Alemanha). Ambas estão configuradas com 174 assentos e eram as últimas unidades aguardadas pela companhia em 2011. Com isso, a TAM encerra o ano com 156 aeronaves.
As novas unidades da Airbus recebidas pela empresa neste mês serão alocadas na operação doméstica no início de 2012. Hoje, a frota da TAM tem idade média entre 6 e 7 anos. A previsão, de acordo com o plano da companhia, é chegar a 179 aeronaves até o fim de 2015.
Os dois novos A320 já vêm da fábrica equipados com o sistema OnAir de conectividade a bordo, baseado na tecnologia SwiftBroadband (SBB) da Inmarsat. Com ele, os passageiros podem usar seus telefones celulares para fazer ligações, enviar e receber mensagens ou dados, possibilitando o acesso à internet e às redes sociais em smartphones.
Após a incorporação, a TAM somará 31 aeronaves com os serviços OnAir. Nos próximos anos, 80 aviões da companhia serão equipados com o sistema, que será instalado na frota internacional a partir do segundo semestre de 2012. A decisão pela expansão foi anunciada em julho deste ano.
sobe
________________________________________
Estado de Minas
Acordo com aeroviários alivia risco de greve no país
Geórgea Choucair - Estado de Minas
29/12/2011 07:50
Os turistas com viagens programadas para os próximos dias podem respirar aliviados. As companhias aéreas e os aeroviários (todos os trabalhadores que não exercem atividade a bordo da aeronave) chegaram a um acordo e suspenderam a ameaça de paralisação das atividades nos aeroportos neste fim de ano. “Não vamos fazer greve. Se tiver algum transtorno nos horários dos voos vai ser por conta das companhias aéreas”, afirma Paulo de Tarso, coordenador da Região Sudeste no Sindicato Nacional dos Aeroviários. A regional representa os cerca de 3,5 mil trabalhadores em Minas.
Tarso afirma que o acordo coletivo vai ser assinado hoje com os representantes das empresas aéreas. Os sindicatos vão ter os salários corrigidos em 6,5%, além de aumento de 10% para os diferentes pisos da categoria e estabelecimento de piso de R$ 1,1 mil para as empresas com maior capacidade de pagamento. A confirmação oficial do acordo no resto do país só deverá ser apresentada hoje, quando se encerrarão as assembleias do sindicato. A Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil (Fentac) informou que ontem três sindicatos assinaram o acordo coletivo: o de Pernambuco, o do Rio Grande do Sul e o de Guarulhos (SP).
A situação dos voos foi tranquila ontem no país. Até as 19 horas, do total de 2.296 voos programados, 190 (8,3%) atrasaram e 102 (4,4%) foram cancelados. No Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, na Grande BH, do total de 127 voos programados até as 19 horas, 24 (18,9%) estavam atrasados e 10 (7,9%) foram cancelados. O aeroporto deve receber movimento recorde de passageiros entre amanhã e sábado. Estima-se que 30 mil pessoas circulem pelos saguões do terminal nos dois últimos dias do ano.
O movimento dos aeroviários foi enfraquecido depois de decisão do Tribunal Superior do Trabalho (TST) de que ao menos 80% da categoria permanecesse no trabalho neste fim de ano. Inicialmente a categoria cobrava um reajuste de 10%. No decorrer das negociações aceitou baixar esse percentual para 7% até finalmente concordarem com a proposta de 6,5% generalizado e 10% para os pisos.
Desde o ano passado, quando o índice de atrasos passou dos 40% durante as festas de fim de ano, as empresas aéreas vêm criticando o período do ano em que cai a data-base de aeronautas e aeroviários. O motivo é, invarialvelmente, o fato de os movimentos grevistas ocorrem exatamente no período de pico nos aeroportos, atitude considerada oportunista pelos patrões. Apesar das tentativas, por enquanto não há sinalização da Justiça do Trabalho ou dos sindicatos para mudança.
Atraso em Confins
Em Confins, cerca de 50 pessoas demoraram cinco horas para embarcar ontem para Fortaleza (CE) pela Webjet. O voo deveria ter seguido para Fortaleza às 10h38, com escala em Salvador (BA), mas a aeronave foi impedida de decolar porque os passageiros de outro voo da empresa se recusaram a deixar o avião que faria o trajeto até a capital cearense. A aeronave que seria usada no voo não conseguiu pousar em Uberlândia, onde deveria ter deixados os passageiros que tinham a cidade mineira como destino final. A reportagem tentou contato com a Webjet, mas não teve o retorno das ligações. (Colaborou Gustavo Henrique Braga)
Final feliz no turismo
A indústria brasileira do turismo deve encerrar o ano com alta de cerca de 20% no faturamento das agências e operadoras de viagens, segundo a Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa). Em 2010, as associadas da Braztoa transportaram 4,7 milhões de passageiros, com faturamento de R$ 7,5 bilhões. A expectativa é de que 2011 feche com 5,5 milhões de turistas e retorno de R$ 9 bilhões. Para 2012, apesar da crise econômica internacional, a previsão é de alta acima dos 10%.
sobe
________________________________________
Mercado&Eventos
Air China vair retomar as rotas Xangai-Paris em 2012
28/12 - 13:27
Com início em 10 de março de 2012, a Air China retomará as rotas CA833/4 Xangai-Paris e modificará o serviço CA933/4 Xangai-Paris para o serviço direto Pequim-Paris. Os widebodies B777-300ER serão usados nestas rotas substituir o A340 original. O escritório da Air China de Paris de China convidou recentemente quase duzentos convidados do governo, bem como setores da aviação civil, indústria, comércio e viagens, incluindo o Ministro de Transporte francês Thierry Mariani e o embaixador chinês em Paris o Sr. Kong Quan e sua esposa a uma festa de gala para gerar a publicidade apropriada para a retomada da ligação direta entre Xangai e Paris e a mudança do tipo de aeronave na rota de Pequim-Paris.
O que a Air China faz com respeito ao mercado de Pequim-Paris é apenas uma das ações que a companhia aérea está tomando para reforçar sua presença internacional. Em 2012, a Air China fará mais inserções no mercado estrangeiro. Na Europa, por exemplo, a inauguração das ligações para Dusseldorf, Atenas e Milão em 2011 serão seguidas das rotas Pequim-Copenhague em 2012, o que aumentará para 13 os destinos europeus da Air China. Atualmente, a Air China é a maior companhia aérea servindo ao mercado chinês e europeu.
sobe
________________________________________
Mercado&Eventos
Trip inaugura voo Cacoal-Porto Velho com presença do governador de RO
28/12 - 10:34
O primeiro voo da Trip Linhas Aéreas para a rota Porto Velho – Cacoal, ambas em Rondônia, foi prestigiado pelo Governador de Rondônia, Confúcio Aires Moura, e diversas autoridades da região, como secretários de estado, deputados estaduais e o prefeito de Cacoal, além de executivos da Trip.
”Entendemos a importância de ligar as cidades do Brasil, em especial àquelas regiões mais remotas onde os modais são escassos. A chegada da Trip em Cacoal vai proporcionar rapidez e comodidade aos cacoalenses que precisam se deslocar pelo país”, reforça Evaristo Mascarenhas, diretor de marketing e vendas da Trip.
sobe
________________________________________
Mercado&Eventos
Infraero nega loja para Riotur no Santos Dumont
28/12 - 09:32
Durante a vistoria na semana passada, no dia 22 de dezembro, realizada pela Comissão de Turismo e Desporto da Câmara dos deputados no Aeroporto Santo Dumont (RJ), Antônio Pedro Figueira de Mello – que é secretário municipal de Turismo e presidente da Riotur – se mostrou bastante preocupado. Ele conta que a Infraero negou uma solicitação feita há seis meses para que a Riotur instalasse um posto de orientação turística no aeroporto.
“Não vejo melhorias acontecerem no Santos Dumont, que não oferece serviços aos passageiros. Estou preocupado não só porque a cidade está para receber grandes eventos, mas, especialmente, porque esse aeroporto concentra os voos entre Rio e São Paulo, as maiores capitais do país”, afirmou o secretário de Turismo.
sobe
________________________________________
Panrotas
Publicada em 28/12/2011 14:11:00
Infraero assina contrato para obras em Goiânia
A Infraero publicou ontem (27) a assinatura do contrato para a execução da reforma no terminal de passageiros do Aeroporto Santa Genoveva, em Goiânia. Após a próxima etapa do processo, a assinatura da ordem de serviço, a empresa terá 180 dias para concluir o trabalho e que receberá investimentos na ordem de R$ 250 mil.
Outros trabalhos no mesmo aeroporto já estão em andamento, como a expansão e reforma do estacionamento e a revitalização geral de pinturas e forro de gesso do terminal. Além disso, está previsto para o próximo mês, o início das obras de ampliação do saguão.
Cada melhoria estrutural ou operacional, mesmo que pequena, é sentida positivamente pelo nosso cliente", ressaltou o superintendente do aeroporto, Ricardo Signorini.
Danilo Teixeira Alves
sobe
________________________________________
Panrotas
Publicada em 28/12/2011 13:14:00
Eike Batista entra no setor de catering em aeroportos
Eike Batista, dono de um grupo empresarial e da oitava maior fortuna do mundo – US$ 30 bilhões, segundo a revista Forbes –, fundou uma nova empresa e vai atuar na área de catering (refeição) em aeroportos, aviões, trens e plataformas de petróleo no País.
A companhia leva o nome de NRX, uma joint venture com a multinacional Newrest – presente em 46 países oferecendo serviços de catering e que deve faturar US$ 800 milhões este ano. A informação é do jornal O Estado de S.Paulo de hoje.
“A NRX não revelou valores de investimentos ou detalhes dos planos, mas estima que o setor movimente cerca de R$ 13 bilhões no Brasil. O plano é treinar mil profissionais nos próximos cinco anos”, diz o texto do Estadão.
Claudio Schapochnik
Nenhum comentário:
Postar um comentário