ANAC CRIA TAXA PARA PASSAGEIROS EM AEROPORTOS QUE QUER PRIVATIZAR
Anac cria taxa para passageiros em aeroportos que quer privatizar
08/10/2011
Federação Nacional dos Trabalhadores na Aviação Civil comanda protestos em defesa do patrimônio público
Escrito por: Hora do Povo
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) incluiu nos editais de privatização dos aeroportos de Guarulhos (SP), Brasília e Viracopos (Campinas), cujas minutas foram apresentadas no último dia 3, a criação das chamadas “taxas de conexão”, sobre passageiros que transitarem nos embarques doméstico e internacional.
A nova taxa, segundo os editais de concessão que estão em consulta pública, será cobrada das companhias aéreas e não há nenhum tipo de proibição para o aumento das passagens aos consumidores.
De acordo com os editais, a finalidade da tarifa de conexão é cobrir os serviços que o novo concessionário prestará aos usuários nas pontes de embarque e desembarque. São exemplos uso de carrinhos para transporte de bagagens, inspeção de raios-X, ônibus e área de restituição de bagagem.
Um dos principais argumentos do governo para criar a nova tarifa foi a necessidade de tornar o aeroporto de Brasília mais atraente aos investidores privados. Segundo dados da Infraero, cerca de 40% do volume de passageiros do terminal são de conexão para outros destinos. Em 2010, passaram pela capital federal 14 milhões de usuários e a demanda para o aeroporto em 2014 está projetada em 21,3 milhões.
A privatização dos aeroportos é rechaçada pelos trabalhadores e movimentos sociais. O presidente da Federação Nacional dos Trabalhadores na Aviação Civil (Fentac), Celso Klafke, afirmou que os trabalhadores realizarão manifestações nos aeroportos contra a medida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário