Páginas

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

ANAC CRIA TAXA PARA PASSAGEIROS EM AEROPORTOS QUE QUER PRIVATIZAR

ANAC CRIA TAXA PARA PASSAGEIROS EM AEROPORTOS QUE QUER PRIVATIZAR
Anac cria taxa para passageiros em aeroportos que quer privatizar

08/10/2011
Federação Nacional dos Trabalhadores na Aviação Civil comanda protestos em defesa do patrimônio público
Escrito por: Hora do Povo

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) incluiu nos editais de privatização dos aeroportos de Guarulhos (SP), Brasília e Viracopos (Campinas), cujas minutas foram apresentadas no último dia 3, a criação das chamadas “taxas de conexão”, sobre passageiros que transitarem nos embarques doméstico e internacional.

A nova taxa, segundo os editais de concessão que estão em consulta pública, será cobrada das companhias aéreas e não há nenhum tipo de proibição para o aumento das passagens aos consumidores.

De acordo com os editais, a finalidade da tarifa de conexão é cobrir os serviços que o novo concessionário prestará aos usuários nas pontes de embarque e desembarque. São exemplos uso de carrinhos para transporte de bagagens, inspeção de raios-X, ônibus e área de restituição de bagagem.

Um dos principais argumentos do governo para criar a nova tarifa foi a necessidade de tornar o aeroporto de Brasília mais atraente aos investidores privados. Segundo dados da Infraero, cerca de 40% do volume de passageiros do terminal são de conexão para outros destinos. Em 2010, passaram pela capital federal 14 milhões de usuários e a demanda para o aeroporto em 2014 está projetada em 21,3 milhões.

A privatização dos aeroportos é rechaçada pelos trabalhadores e movimentos sociais. O presidente da Federação Nacional dos Trabalhadores na Aviação Civil (Fentac), Celso Klafke, afirmou que os trabalhadores realizarão manifestações nos aeroportos contra a medida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário