Aeroportuários
Escrito por Viviane Barbosa - Assessoria de Comunicação da CNTT-CUT
17/09/2009
Trabalhadores vão receber reajustes que variam de 6% a 9,44%
Cerca de 12 mil aeroportuários (as) vão receber até o final deste mês reajustes salariais que variam de 6% a 9,44% (6% + 3,25% que se refere ao padrão de promoção por antiguidade, que beneficiará cerca de 75% da categoria). Os valores serão pagos retroativos à data-base da categoria, 1º de maio.
Esta proposta foi apresentada pela Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária) ao Sindicato Nacional dos Aeroportuários (SINA-CUT), no último dia 9, depois que a entidade reprovou na mesa de negociação o reajuste oferecido pela empresa de 4,41%. O índice de 6% é superior à inflação do período da data-base, calculada em 5,53% pelo IPC Dieese.
O presidente do SINA-CUT, Francisco Lemos, conversou com o site da CNTT-CUT e disse que a categoria está aprovando a proposta da Infraero nas assembleias -- que iniciaram no dia 15 e terminam na sexta, dia 18. "Os trabalhadores dos aeroportos de Guarulhos, Congonhas, Maceió e Campinas já aprovaram", conta o sindicalista que participou na manhã do dia 16 da assembleia no aeroporto de Viracopos, em Campinas.
Aeroportuárias terão licença maternidade de 180 dias
O SINA-CUT também conquistou avanços significativos nas cláusulas sociais. As trabalhadoras aeroportuárias - que representam cerca de 50% da categoria - foram beneficiadas com o aumento da licença maternidade que passou 120 dias (4 meses) para 180 dias (6 meses). Outros benefícios conquistados foram: o aumento do vale refeição de R$ 24 para R$ 25,40; ampliação do plano odontológico; o pagamento de um bônus de Natal (o valor ainda será divulgado) e a criação de uma gratificação para os operadores de radar e para os aeroportuários/as que trabalham em localidades insalubres.
As novas cláusulas sociais e econômicas, que farão parte do Acordo Coletivo de Trabalho, terão a vigência de 1 ano, ou seja, estarão em vigor até 30 de abril de 2010.
Nenhum comentário:
Postar um comentário