Tempo real - 15/09/2009 18h17
O relator da proposta de redução de 40 para 30 horas da carga semanal de trabalho para enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem (PL 2295/00), deputado Ilderlei Cordeiro (PPS-AC), vai tentar incluir na pauta de amanhã do Plenário, com prioridade, a votação do projeto.
Cordeiro disse que já está colhendo assinaturas dos parlamentares e, na noite de hoje, ainda vai conversar com técnicos e representantes da categoria, além de analisar a proposta apresentada hoje pelo Ministério da Saúde, segundo a qual os profissionais da área que trabalham em políticas públicas governamentais, como o Samu e o Saúde da Família, continuariam trabalhando 40 horas por semana.
"O projeto já está em tramitação há nove anos, é uma reivindicação antiga, já está na hora de votá-lo", disse o deputado, que está otimista com a inclusão da proposta na pauta do Plenário.
Reconhecimento
Durante audiência pública da Comissão de Finanças e Tributação, encerrada há pouco, para discutir o tema, a presidente da Associação Brasileira de Enfermagem, Maria Goretti Davi Lopes, destacou que a redução da carga horária semanal é uma necessidade, porque a categoria está cansada e com salários precários.
Maria Goretti ressaltou que técnicos e auxiliares de enfermagem têm salários equivalentes aos das empregadas domésticas, e que os enfermeiros recebem em média R$ 1.200. "Queremos reconhecimento e prover um padrão mínimo para a prática da enfermagem no Brasil", afirmou.
Leia mais:
Conselho de enfermagem rejeita proposta de excluir trabalho no Samu
Ministério apresenta contraproposta sobre jornada para enfermeiros
Audiência discute redução da jornada de trabalho de enfermeiros
Reportagem - Idhelene Macedo/Rádio Câmara
Edição - Marcos Rossi
(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara')
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário