Páginas

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Poluição Sonora

31-08-2009 14:15

Médico defende reforço de fiscalização do Mapess para protecção de trabalhadores contra ruído

Luanda - O otorrinolaringologista Matuba Filipe afirmou hoje (segunda-feira), em Luanda, que o Ministério da Administração Publica, Emprego e Segurança Social (Mapess) deve reforçar a fiscalização para que os trabalhadores expostos à poluição sonora estejam protegidos.

Em declarações a Angop, Matuba Filipe afirmou que os trabalhadores dos aeroportos, construção civil, plataformas petrolíferas, empresas mineiras e de discotecas devem utilizar o auricular e fazer consultas de controlo regular.

Para além dos trabalhadores e moradores dos arredores do aeroporto, segundo o médico, existe em Luanda um “corredor” que começa nos bairros da Mabor, (Cazenga) Nelito Soares (Rangel), popular e Cassequel (Kilamba Kiaxi) onde os habitantes estão expostos a poluição sonora causada pelos reactores dos aviões.

O otorrinolaringologista explicou que todas as pessoas residentes neste “corredor” estão sujeitas a desenvolver uma perda da audição induzida pelo ruído, actualmente considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) uma pandemia como o paludismo.

Investigação feita em Luanda, segundo o médico, fez notar que apesar do engarrafamento ser um factor prejudicial porque as pessoas perdem muito tempo na estrada causando stress, por outro lado tem ajudado em relação a poluição sonora, pois esta tem diminuído.

“ apesar de não ter sido feito ainda um estudo comparativo pode-se notar que o ruído devido ao tráfego diminui bastante, pois existem horas do dia que não se ouvem ruídos tão intensos como antes” referiu Matuba Filipe.

Segundo o especialista, as vezes até os locais de lazer como as festas e os ruídos domésticos dos geradores de electricidade podem causar poluição sonora, devendo as pessoas evitar esta situação em respeito ao próximo.

Matuba Filipe explicou que o ouvido consegue aguentar até 80 decibes, pois para além disso é uma agressão para o aparelho auditivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário